Biologia | Combustíveis fósseis

26 de outubro de 2012

Curso de Refino de Petróleo e Petroquimica, estudos sobre o Pré-Sal e Cadeia produtiva do refino de petróleo (Sebrae)

Segue abaixo um material sobre Curso de Refino de Petróleo e Petroquimica (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), estudos sobre o Pré-Sal e Cadeia produtiva do refino de petróleo (Sebrae).

Todo eles estão em pdf, que pode ser aberto com os programas Adobe Reader ou Foxit Reader!


Continue lendo

300 Anos de COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS em 300 Segundos

Lista de questões de vestibulares sobre os Combustíveis Fósseis, como petróleo e gás natural

Exercício 1: (PUC-RIO 2007)
Sobre a exploração e utilização dos recursos energéticos na atualidade é correto afirmar que:
Continue lendo

Petróleo e derivados

Derivados de petróleo

O petróleo

A utilização do petróleo vem de épocas bem remotas. O petróleo era conhecido por diversos nomes, entre eles: betume, azeite, asfalto, lama, múmia, óleo de rocha. No Egito, esse óleo teve grande importância na iluminação noturna, na impermeabilização das moradias, na construção das pirâmides e até mesmo no embalsamamento de múmias. O petróleo era conhecido desde essa época, quando aflorava naturalmente na superfície.

Continue lendo

22 de outubro de 2012

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas

O que são combustíveis fósseis:

Energias alternativas

Os combustíveis fósseis são compostos por hidrocarbonetos e são usados por exemplo como combustível.

São alguns exemplos de combustíveis fósseis o carvão, o petróleo e o gás natural. Do petróleo, obtêm-se gasolina, gasóleo e outros combustíveis, mas também matéria – prima para plásticos, fibras sintéticos, alcatrão e borrachas sintéticas. Por ser um produto com tantas aplicações é um desperdiço queima-lo.

A origem dos combustíveis fósseis mais aceitável afirma que os combustíveis fósseis foram produzidos através da fossilização de animais e plantas.

Continue lendo

Combustíveis fósseis

Introdução

Os combustíveis fósseis resultam de um processo muito lento de decomposição das plantas e dos animais, ou seja, da matéria orgânica. Este processo de transformação durou milhões de anos e originou o carvão, o petróleo e o gás natural. É devido a este longo período de tempo necessário à sua formação que dizemos que os combustíveis fósseis não são renováveis: uma vez gastos, a humanidade não disporá deles tão cedo.

O impacto dos combustíveis fósseis no ambiente é prejudicial. A sua queima origina produtos de combustão, que poluem o ar a nível local e regional, entre os quais o dióxido de carbono, que contribui para o efeito de estufa a nível global, o qual está na origem das alterações climáticas. A sua prospecção e transporte têm também impactes negativos no ambiente.

Continue lendo