Biologia | Combustíveis fósseis

22 de outubro de 2012

Os combustíveis fósseis e as energias alternativas

Nenhum comentário:

O que são combustíveis fósseis:

Energias alternativas

Os combustíveis fósseis são compostos por hidrocarbonetos e são usados por exemplo como combustível.

São alguns exemplos de combustíveis fósseis o carvão, o petróleo e o gás natural. Do petróleo, obtêm-se gasolina, gasóleo e outros combustíveis, mas também matéria – prima para plásticos, fibras sintéticos, alcatrão e borrachas sintéticas. Por ser um produto com tantas aplicações é um desperdiço queima-lo.

A origem dos combustíveis fósseis mais aceitável afirma que os combustíveis fósseis foram produzidos através da fossilização de animais e plantas.

Quais os problemas que estão associados à utilização exaustiva dos combustíveis fósseis:

Um grande problema associado aos combustíveis fósseis é o facto de serem finitos, o que faz com que a dependência energética destes combustíveis seja um problema.

Por outro lado, o consumo excessivo destes combustíveis pode ser prejudicial para o planeta. A combustão de combustíveis fósseis produz dióxido de carbono que é um gás de efeito de estufa.

A queima exaustiva de combustíveis fósseis aumenta o efeito de estufa. O efeito de estufa é um mecanismo natural do planeta Terra que impede o planeta de ter uma grande amplitude térmica diurna.

esquema do efeito estufa

Para diminuir o efeito estufa e a utilização de combustíveis fósseis já desenvolveram-se as energias renováveis.

Quais as fontes das energias renováveis existentes:

As energias renováveis são formas de energia que se regeneram de uma forma cíclica numa escala de tempo reduzida. Estas fontes de energia podem derivar directamente do sol (solar térmico, solar fotovoltaico e solar passivo), indirectamente do sol (eólica, hídrica e energia da biomassa), ou de outros mecanismos naturais (geotérmica e energia das ondas e marés).

A fonte da energia solar é o sol, esta energia é extremamente importante para a vida humana e vegetal e também para a matéria – prima. Pode ser utilizada para transformação directa em electricidade através das células fotovoltaicas. Uma forma indirecta de aproveitar a energia solar é a utilização de painéis solares. Estes painéis, que se observamos telhados de alguns edifícios, têm como finalidade aquecer a água.

painéis fotovoltaicos

A energia solar é cada vez mais usada no mercado, por ser uma energia limpa, segura e silenciosa. A principal desvantagem desta energia é necessitar de sistemas caros e ser dependente das condições meteorológicas (por exemplo não funcionam com nuvens e de noite).

Painel solar

A energia Eólica tem como fonte a força dos ventos. É uma energia limpa e renovável, não produz poluição no ar e na água e os parques eólicos são relativamente baratos. A energia Eólica tem como desvantagens necessitar de vento constante e relativamente intenso, produzir poluição sonora e alterar a paisagem.

Aerogerador

A energia Hídrica, é uma energia produzida pelas forças da água dos rios e é responsável por 40% de energia produzida em Portugal. Esta fonte de energia é uma das fontes de energia mais limpas, é abundante, relativamente económica e cria áreas de lazer, para pescas e desportos náuticos.

Barragem

No entanto, a principal desvantagem da energia hídrica é causar grandes problemas ambientais, quando estão a ser construídas as barragens. Estes problemas são devidos ao alagamento de grandes áreas, causando a morte de plantas e animais.

A Geotérmica tem como fonte a energia encontrada no centro da terra e pode ser observada nas erupções vulcânicas, nos “geysers” e nas fontes termais de água doce. Esta é uma energia pouco utilizada para gerar electricidade, pois existem muitas dificuldades na sua implantação, o seu rendimento é baixo e os custos de implementação e manutenção são elevados.

Geysers

PROSPECTIVA DO SETOR ENERGÉTICO BRASILEIRO

Entre o período 2005-30 as projeções apontam que o consumo de energia crescerá acima das taxas superiores às das últimas décadas e que a expansão da oferta energética poderá superar o dobro da atual capacidade instalada em todos os segmentos, especialmente os de petróleo, gás natural, etanol e eletricidade.

Ressaltando uma clara tendência de diversificação da matriz energética brasileira. Como podemos observar no gráfico acima, em 1970 apenas duas fontes de energia, petróleo e lenha, respondiam por 78% do consumo, enquanto em 2000 três fontes correspondiam a 74% do consumo:além de petróleo e lenha, a energia hidráulica. Projeta-se para 2030 uma situação em que quatro fontes serão necessárias para satisfazer 77% do consumo: além de petróleo e energia hidráulica, cana-de-açúcar e gás natural — com redução da importância relativa da lenha. O Brasil apresenta uma evolução do perfil de consumo de energia primária que implica distintos níveis de crescimento das emissões de CO2. Assim, projeta-se que em 2030 as fontes renováveis (derivados de cana-de-açúcar, lenha reflorestada e carvão vegetal) terão participação (líquida) nula nessas emissões, ao passo que os derivados de petróleo (óleo diesel, gasolina, GLP [gás liquefeito de petróleo] e querosene) responderão pela maior parte das emissões, com participação de cerca de 50%. O gás natural, embora apresente fatores de emissão menores que os dos demais combustíveis fósseis, aumentaria sua participação para aproximadamente 17%, em consequência do maior emprego na indústria e na geração elétrica. Com a expansão da atividade siderúrgica e a difusão de plantas termelétricas a carvão, que levam a um aumento do consumo do carvão mineral e derivados, essa fonte energética passaria a responder por cerca de 16% das emissões.Note-se ainda que a geração elétrica poderá apresentar a maior taxa de crescimento de emissões nos próximos 25 anos — cerca de 7% ao ano —, fazendo com que a participação desse segmento nas emissões aumente de 6% em 2005 para mais de 10% em 2030.

Conclusão:

Os combustíveis fósseis devem ser substituídos por outras fontes de energia porque:

  • São poluentes (a sua queima produz dióxido de carbono, que é um gás de efeito estufa);
  • São uma fonte de energia finita a curto prazo (estima –se que acabem as reservas dentro de 30 a 50 anos).

Todas as fontes de energia têm vantagens e desvantagens. A melhor politica é utilizar não apenas os combustíveis fósseis mas também outras fontes de energias renováveis.


Para saber mais:
Maciel, Noémia; Eu e o planeta azul; Porto Editora; pág 246-248
http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap05.htm
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2092&iLingua=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário